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Respostas

Sobre Candidatos

Utilização do serviço

O que é o IEFP NETemprego?

O IEFP NETemprego é um serviço interactivo no âmbito exclusivo da área do emprego, gerido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), totalmente gratuito para os seus utilizadores, com cobertura nacional e funcionando on-line, 24 horas por dia, através do qual se visa, essencialmente, proporcionar:

  • A possibilidade de inscrição no IEFP como, utente e candidato a emprego, ficando o seu pedido afecto ao Serviço de Emprego da área de residência, bem como a possibilidade de elaborarem o seu Plano Pessoal de Emprego online;
  • A indicação do seu Gestor de Carreira na área pessoal;
  • Para os candidatos já registados nos Serviços de emprego, a possibilidade de acederem ao pedido de emprego; comunicarem as alterações que pretendem ver registadas; consultar e responder a pedidos de esclarecimento/informação e anexo de documentos solicitados pelo técnico; comunicarem a obtenção de emprego; comunicarem a alteração de morada; solicitarem a obtenção de declaração comprovativa da sua situação face ao emprego;
  • Consulta de ofertas de emprego, para trabalhar em Portugal ou no estrangeiro, no sector privado ou na Administração Pública, neste caso com ligação à Bolsa de Emprego Público (BEP);
  • Candidatura directa às ofertas de emprego nacionais e para o estrangeiro;
  • Elaboração de vários Curriculum Vitae (CV) e sua divulgação com possibilidade de introdução de alterações, sempre que necessário para melhorar as perspectivas de emprego e sua submissão a entidades com ofertas de emprego disponíveis, com possibilidade de indicar qual é o CV principal;
  • Utilização de gestor automático de pesquisa de ofertas de emprego que permite a notificação por e-mail sempre que existam ofertas ajustadas aos critérios de pesquisa que seleccionou;
  • Aquisição de técnicas de procura de emprego, importantes para o sucesso na obtenção de um emprego;
  • Informação sobre apoios no âmbito do emprego e acesso aos respectivos formulários.

Caso me registe no IEFP NETemprego que garantias tenho relativamente à protecção dos meus dados?

Os instrumentos ao seu dispor no IEFP NETemprego são-lhe proporcionados e a sua qualidade e segurança de acesso garantidas pelo IEFP. Pela sua própria natureza e objectivos, os serviços disponibilizados requerem troca de informação, que podem ser consideradas, a um dado nível, de carácter pessoal/confidencial. Contudo, é responsável e titular dos dados que transmite, podendo controlar a quantidade de informação que é disponibilizada, quando e em que circunstâncias esta poderá, ou deverá, ser facultada a terceiros. Assim,

  • Nenhum dos seus dados de contacto ou identidade ficam acessiveis a terceiros, a não ser que dê indicações nesse sentido;
  • Nenhuma da informação que nos seja transmitida será facultada, por via gratuita ou comercial, a quaisquer outras entidades;
  • Os nossos serviços respeitam o previsto na Lei de Protecção de Dados Pessoais - Lei n.º 67/98, de 26 de Outubro.

Registei-me no IEFP NETemprego, mas esqueci-me da palavra-chave de acesso. O que posso fazer para a recuperar?

O processo de recuperação da Palavra-Chave é efectuado através do recurso ao automatismo de recuperação de nome de utilizador / palavra-chave, disponível no portal através da opção "Pretende Recuperar ou Alterar a Palavra-chave?".

Depois de preencher os passos indicados nesta opção recebe um e-mail ou sms com os dados de acesso.

No entanto, pode colocar-nos a questão através do Centro de Contacto (300 010 001), indicando o tipo e número do documento de identificação que utilizou para efectuar o registo, bem como o nome e e-mail.

Pode ainda contactar-nos através da página Contacte-nos, disponível no portal do IEFP.

É obrigatório registar-me no IEFP NETemprego para aceder aos serviços aí disponibilizados?

Existem serviços que não requerem registo, tais como o acesso a informação de carácter geral; acesso a formulários de candidatura a apoios no âmbito do emprego, consulta de ofertas de emprego e aquisição de técnicas de procura de emprego.

Candidatura a Emprego

Estou à procura de emprego. Onde posso registar-me como candidato a emprego?

Para se registar como candidato a emprego, pode dirigir-se a um dos Centros de Emprego existentes em todo o território continental. Contudo, a sua inscrição fica sempre afecta ao Centro de Emprego da sua área de residência.

No caso de pretender requerer prestações de desemprego, ou o Rendimento Social de Inserção, deverá dirigir-se directamente ao Centro de Emprego da sua área de residência.

O IEFP disponibiliza também, neste Sítio, um conjunto de serviços que lhe permitem designadamente:

  • Divulgar o seu CV que poderá ser consultado por potenciais empregadores, podendo optar igualmente pela inscrição como candidato a emprego e ficar registado no centro de emprego da sua área de residência, tendo acesso a todos os serviços disponíveis, indicados na sua área pessoal;
  • Consultar ofertas de emprego.

Qual o Centro de Emprego da minha área de residência?

Para saber qual o Centro de Emprego aceda aqui.

Pretendo dirigir-me a um Centro de Emprego para me inscrever como candidato a emprego, qual a documentação requerida?

Para se inscrever num Centro de Emprego, necessita de um documento de identificação actualizado:

  • Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão actualizado se for cidadão nacional;
  • Bilhete de Identidade de Cidadão Estrangeiro ou Passaporte, se for cidadão de um país do Espaço Económico Europeu
  • Titulo que permite a sua permanência em Portugal e possibilita o acesso ao emprego, se for cidadão de um país fora do Espaço Económico Europeu.

Sempre que o documento de identificação apresentado não contenha fotografia, deve ser confirmado pela apresentação de um documento com fotografia.

Deverá igualmente ser portador, do cartão de beneficiário da Segurança Social e cartão de contribuinte, se for cidadão nacional.

Na impossibilidade de apresentação de qualquer documento de identificação, pode ser vedada a inscrição aos utentes.

Em tempos estive inscrito num Centro de Emprego. Posso activar a minha candidatura através da Internet?

Pode, registar-se neste Sítio, contudo, poderá vir a ser contactado para clarificar ou confirmar a informação registada, e terá que se dirigir ao Centro de Emprego.

Que sequência é dada ao meu registo como Candidato a Emprego através do IEFP NETemprego e o que decorre dele?

 O seu registo será sujeito a um processo de validação pelos serviços do IEFP. Este processo implica que a confirmação do registo se efectue presencialmente, sendo para este efeito contactado, através da sua área pessoal, pelo centro de emprego da área da sua residência.

Mudei de residência e pretendo solicitar a alteração da morada. Como posso fazê-lo?

Pode deslocar-se a um Centro de Emprego e solicitar presencialmente essa alteração.

Pode, em alternativa, comunicar a alteração por via postal, Fax ou E-mail, para o Centro de Emprego em que está inscrito ou alterar os seus dados no portal IEFPNETemprego.

Outra alternativa é optar pelo serviço de alteração de morada disponível no Portal do Cidadão.

Estou inscrito(a) no Centro de Emprego, mas entretanto consegui arranjar um emprego pelos meus próprios meios. Como devo informar o IEFP de que já estou empregado?

Deve informar o Centro de Emprego em que está inscrito, por correio, fax ou correio electrónico, referenciando a sua nova situação e a data em que a mesma teve início – indicando também se pretende ou não manter a sua inscrição para emprego.

Em alternativa, pode também fazê-lo presencialmente, deslocando-se a um Centro de Emprego, ou enviando alguém em sua representação.

Pode igualmente utilizar os serviços disponíveis neste Sítio.

Posso pedir declarações através da Internet?

Para obter declarações via web, terá que se registar no portal, e depois aceder à respectiva opção.

O Centro de Emprego enviou-me uma convocatória para a minha residência, mas não pude comparecer. Como devo proceder?

Deve apresentar justificativo dos motivos para a sua não comparência, no prazo de cinco dias a contar da data para a qual foi convocado.

São consideradas justificações atendíveis, designadamente, a incapacidade temporária por doença, o cumprimento de deveres legais ou outros motivos, devidamente avaliados e aceites pelo Centro de Emprego.

Como posso consultar e candidatar-me a ofertas?

 A partir do IEFP NETemprego, poderá proceder livremente à pesquisa de ofertas de emprego. Poderá efectuar essa pesquisa em termos globais, ou de acordo com os critérios disponíveis (região, profissão, habilitações, idioma, tipo de contrato – permanente ou temporário – e a tempo completo ou parcial), ou aceder directamente às ofertas do dia, da semana, ou por área profissional, sendo os resultados apresentados por n.º de oferta, profissão, concelho e habilitações. Clicando no n.º da oferta, poderá visualizar os respectivos dados e candidatar-se à mesma, tendo, para esta última operação, que encontrar-se devidamente registado, com currículo e/ou pedido de emprego ativo.

Pode ainda dirigir-se qualquer centro de emprego.

O que posso fazer para receber informação sobre ofertas de emprego?

Através do gestor de ofertas, disponível neste Sítio, pode receber na sua caixa de e-mail informação periódica sobre as ofertas que melhor se ajustam ao seu perfil.

Registei o meu CV no IEFP NETemprego. Fico automaticamente registado no CTE da minha área de residência?

Ao divulgar o seu CV, este fica disponível para ser consultado por potenciais empregadores. Contudo, este registo não implica a sua inscrição como candidato a emprego no centro de emprego da sua área de residência.

Durante quanto tempo fica o CV disponível?

Reservamo-nos o direito de retirar o seu CV dos nossos ficheiros sempre que este contenha informações que se comprove serem imprecisas ou inadequadas. Removeremos igualmente o seu CV sempre que este não seja actualizado no prazo de 90 dias, contudo, antes da remoção do CV será informado por mensagem electrónica para a sua caixa de e-mail.





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